SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Aprendizagem do naufrágio: Moby Dick, Ahab, um leitor e o muroO complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

AMARILLA FILHO, Porfírio. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.41-71. ISSN 0102-4698.

Este artigo aborda a Educação a Distância a partir da influência dos ambientes virtuais. Suas exigências, suas relações técnico-pedagógicas necessárias e os pressupostos necessários aos processos ensino e aprendizagem a partir da utilização desses ambientes. A partir de uma análise do conceito de ambiente virtual e das implicações que sua influência impõe ao processo de ensino-aprendizagem, procura-se analisar algumas implicações metodológicas e didáticas aos projetos educacionais dessa natureza aplicados a essa modalidade de ensino a partir desses ambientes. Para isso, propõe-se uma reflexão sobre o conceito de Educação a Distância, a partir da compreensão dos domínios da educação, do professor e do aluno, tendo como fundamento os desafios que essa nova tecnologia apresenta a essa modalidade de ensino.

Palavras-chave : Informática em Educação; Educação a Distância; Ambientes Virtuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )