SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Concepções de educação ambiental e perspectivas pedagógicas de professoras do ensino fundamentalDiscursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

HEROLD JUNIOR, Carlos. A educação corporal no Paraná através do movimento escoteiro em Guarapuava (1927-1936). Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.123-150. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste trabalho é analisar as representações e as práticas escoteiras em Guarapuava-PR no final da década de 1920, pontuando a ênfase dada pelos seus atores na questão da educação corporal. Como fontes primárias foram utilizados, predominantemente, jornais publicados na cidade durante o período. A partir das ferramentas metodológicas elaboradas por Chartier (2002) e Certeau (2007), analisamos a educação corporal executada pelo escotismo, dividindo o texto em três momentos: no primeiro, enfatizamos a forte presença da educação corporal no escotismo no Brasil; no segundo, realizamos a mesma tarefa focalizando o estado do Paraná; por fim, detemo-nos na primazia da educação corporal nas ideias e práticas escoteiras que tiveram lugar em Guarapuava. Como conclusão, pudemos observar que o escotismo Guarapuava no absorveu em suas práticas educacionais os preceitos dos modernos debates pedagógicos que valorizavam a atenção à educação do corpo, divulgando-os na cidade e criando algumas das condições para que ela fosse escolarizada.

Palavras-chave : Corpo; Educação; Educação Física; Escotismo; Paraná; Guarapuava.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )