SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02A educação corporal no Paraná através do movimento escoteiro em Guarapuava (1927-1936)Análise crítica do discurso do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais - ProFEA: pela não desescolarização da educação ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal. Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.151-175. ISSN 0102-4698.

Neste artigo analiso o discurso hegemônico articulado pela comunidade disciplinar que pesquisa o ensino das ciências, com o objetivo de identificar que sentidos estão sendo produzidos sobre esse ensino nos anos iniciais do ensino fundamental. Tomo como referência as produções dos dois primeiros e dos dois últimos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em ciências (ENPEC), que apresentaram reflexões voltadas para esse nível de escolaridade, em um esforço para compreender o processo de constituição de um discurso que pretende hegemonicamente estabelecer o que é e o que deveria ser o ensino de ciências nos níveis elementares de escolaridade, e também estabelecer quais são as necessidades formativas para que a docência possa ser exercida nessa direção. Lanço mão da teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2004), que me possibilita perceber esse discurso como um híbrido que circula nos diferentes contextos de produção curricular.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Currículo; Anos iniciais do Ensino Fundamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )