SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Discursos que produzem sentidos sobre o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridadeA inclusão escolar vista sob a ótica de professores da escola básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

KAPLAN, Leonardo  e  LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Análise crítica do discurso do Programa Nacional de Formação de Educadoras(es) Ambientais - ProFEA: pela não desescolarização da educação ambiental. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.177-196. ISSN 0102-4698.

Sob os referenciais da Análise Crítica do Discurso e da Educação Ambiental Crítica, são analisados o Programa Nacional de Formação de Educadores Ambientais (ProFEA) e textos com conceituações-chave para as políticas públicas em Educação Ambiental (EA). Com a análise discursiva feita verifica-se que as relações entre a EA e a escola são apresentadas em duas direções coincidentes: busca-se afastar ou secundarizar tais práticas do contexto escolar, transferindo-as para outros espaços vistos como mais compatíveis à prática educativa ambiental; e, quando estas ações estão voltadas para a inserção nas escolas, nem sempre são concebidas e realizadas em diálogo com a comunidade e os conhecimentos escolares, entrando, portanto, de modo periférico no "mundo da educação", não tocando em questões centrais de sua materialidade. Assim, o ProFEA propõe uma ação formativa sem centralidade na escola e nos agentes da educação. Defende-se aqui a entrada da EA nas escolas públicas pela "porta da frente".

Palavras-chave : Educação Ambiental; Análise Crítica do Discurso; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )