SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número02Implicações das políticas educacionais no contexto do ensino fundamental de nove anosDe volta à teoria da curvatura da vara: a deficiência intelectual na escola inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

JORDAO, Clarissa Menezes. Epistemofagia transformadora: saberes locais e inclusão no ensino superior brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.02, pp.249-276. ISSN 0102-4698.

Este texto apresenta o conceito de "epistemofagia" em referência ao movimento cultural brasileiro modernista dos anos 1920. Em seguida, descreve um programa universitário analisado como "epistemofágico", já que desenvolvido com o propósito explícito de (1) desafiar pressupostos sobre a natureza do conhecimento acadêmico, como ele é construído, valorizado e distribuído, bem como de (2) apresentar alternativas às posições de sujeito ocupadas por professores e alunos universitários. Na tentativa de incluir conhecimentos locais na cena acadêmica, esse programa universitário, portanto, é concebido, aqui, como demandando, por um lado, uma epistemologia do conhecer como uma atividade colaborativa e contextualmente construída, e, por outro, possibilitando uma ontologia informada por identidades locais e globais em sua relação com o conhecimento institucionalizado.

Palavras-chave : Conhecimento; Educação Superior; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )