SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da biologia do conhecer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHAMPANGNATTE, Dostoievski Mariatt de Oliveira  e  NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.15-38. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste estudo foi avaliar como as mídias audiovisuais estão sendo utilizadas em salas de aula pelos professores de escolas públicas. Os participantes foram professores de três escolas municipais do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários, observações e entrevistas semi-estruturadas, e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os temas surgidos foram analisados a partir da literatura sobre mediações, mídia-educação e mídias. Os resultados apontam que a maioria dos professores considera importante o uso de mídias em sala de aula, mas que as usam apenas como recurso ilustrativo ou apoio em suas atividades.

Palavras-chave : Mídia-Educação; Mediações; Mídias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )