SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolarMetodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; VALENTINI, Carla Beatris  e  RECH, Jane. Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da biologia do conhecer. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.39-59. ISSN 0102-4698.

Pensar a dimensão complexa e sistêmica do processo educativo é um dos desafios da contemporaneidade. Para tanto, partimos do pressuposto de que ambientes virtuais de aprendizagem podem se constituir em domínios de ações que levem à autorregulação e a transformações estruturais. Para verificar essa pressuposição, este artigo apresenta resultados de um estudo empírico que busca compreender, a partir da Biologia do Conhecer, como um ambiente virtual pode se constituir num domínio de convivência capaz de propiciar a aprendizagem. Os resultados indicam possibilidades de gestão e de intervenção pedagógica nos ambientes de aprendizagem, que possibilitem a emergência de fluxos de interações que contribuam para que se estabeleça a convivência, nos moldes estudados.

Palavras-chave : Convivência; Conversação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Biologia do Conhecer; Gestão Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )