SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da biologia do conhecerPerícia contábil: análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CORREA, Adriana Katia; SANTOS, Ronildo Alves dos; SOUZA, Maria Conceição Bernardo de Mello e  e  CLAPIS, Maria José. Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiência. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.61-77. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste estudo é relatar a experiência de ensino vivida nas disciplinas voltadas para o campo da educação básica e profissional, em um curso de licenciatura em Enfermagem, refletindo, especificamente, sobre as implicações da utilização da metodologia problematizadora para a nossa atuação como professores. O trabalho com metodologia problematizadora exige constantes reflexões e diálogo entre os professores envolvidos, com o cuidado de permanentemente recriar o fazer cotidiano em sala de aula, evitando que as cinco etapas propostas no ciclo pedagógico (imersão, síntese provisória, busca, nova síntese, avaliação) transformem-se em meros momentos a serem cumpridos, do ponto de vista técnico. É fundamental criar espaços para os processos reflexivos e para a construção da autonomia responsável pelo estudante. Além disso, emergem demandas de ordem institucional, relacionadas à organização e à valorização do trabalho docente na universidade, envolvendo também a continuidade de esforços para a formação pedagógica dos professores.

Palavras-chave : Educação Superior; Metodologia de Ensino; Educação em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )