SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Metodologia problematizadora e suas implicações para a atuação docente: relato de experiênciaO lugar da prática na globalização da educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PELEIAS, Ivam Ricardo; ORNELAS, Martinho Maurício Gomes de; HENRIQUE, Marcelo Rabelo  e  WEFFORT, Elionor Farah Jreige. Perícia contábil: análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de São Paulo. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.79-108. ISSN 0102-4698.

A Perícia Contábil é uma opção de atuação profissional para os futuros contadores. A legislação sobre o ensino superior da Contabilidade no Brasil, promulgada a partir dos anos 1990, voltou a determinar a oferta de Perícia Contábil, o que permitiu que os futuros bacharéis em Ciências Contábeis que optarem por atuar como peritos contábeis sejam preparados para atender as demandas profissionais que lhes forem impostas. O objetivo geral do trabalho é identificar e analisar as condições de ensino da disciplina Perícia Contábil em cursos de Ciências Contábeis na Região Metropolitana de São Paulo. É uma pesquisa descritiva e de caráter qualitativo, que requereu um levantamento de campo de natureza documental. Foram obtidos e analisados os planos de ensino da disciplina Perícia Contábil em dois grupos de cursos: o primeiro com sete classificados pelo Enade de 2006; o segundo com dez, escolhidos por acessibilidade. A análise documental revelou a evolução histórica no ensino de Perícia Contábil na legislação sobre o ensino da Contabilidade no Brasil. Constatou-se que a oferta de conteúdos para disciplinas correlatas na América do Norte é estimulada pela sociedade e pelo mercado de trabalho, ao contrário do Brasil, cujo comando é a lei. A análise documental dos planos de ensino, realizada por meio da análise de conteúdo, apontou que os cursos classificados pelo Enade possuem melhores condições de ensino, revelando maiores preocupações e cuidados com: estratificação dos grupos de conteúdos oferecidos, completude dos planos de ensino, variação nas estratégias de ensino, ênfase em determinados grupos de conteúdos e variedade nos critérios de avaliação.

Palavras-chave : Perícia Contábil; Ensino Superior de Contabilidade; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )