SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Perícia contábil: análise das condições de ensino em cursos de ciências contábeis da região metropolitana de São PauloInvestigación en aula en educación de adultos: el proyecto Nuestra Escuela Pregunta Su Opinión-NEPSO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PEREIRA, Marcos Villela. O lugar da prática na globalização da educação superior. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.109-124. ISSN 0102-4698.

O propósito deste trabalho é oferecer um lastro compreensivo sobre a gênese da hegemonia da prática no espectro da globalização da educação superior, contribuindo para a compreensão de alguns elementos implicados no estado atual desse cenário no Brasil e no mundo. Recupera o contexto da sociedade do conhecimento e analisa os movimentos de constituição do espaço europeu de educação superior a partir das conferências da Unesco e do Pacto de Bolonha, chegando a sugerir efeitos sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação, no Brasil. De maneira bastante ampla, o contexto da prática é explorado no âmbito da transição da sociedade da informação para a sociedade do conhecimento, associada às ideias do ensino por competências e aprendizagem ao longo da vida. Pretendese que este ensaio, longe de ser exaustivo, opere como um subsídio de análise do atual panorama da educação superior. O presente estudo inscreve-se no âmbito de pesquisa financiada pelo CNPq com Bolsa de Produtividade.

Palavras-chave : Educação Superior; Pacto de Bolonha; Sociedade do Conhecimento; Diretrizes Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )