SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03A instituição formal e a não-formal na construção do currículo de uma escola de tempo integralA construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SALES, Adriane de Castro Menezes  e  CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docente. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.183-210. ISSN 0102-4698.

O trabalho teve como objetivo analisar os fatores intervenientes na escolha da profissão, assim como a influência desses elementos na construção da identidade profissional docente. O método foi descritivo, com abordagem quantitativa, baseado em um questionário fechado. A amostra foi de 964 sujeitos e a análise de dados dos questionários foi feita com auxílio do software Sphinx®. Nos resultados, observou-se forte influência de ideários sociais nas concepções elaboradas pelos sujeitos sobre a profissão docente e nos fatores declarados para a escolha profissional (concepções de educação ligadas a redenção social; visão idealizada do exercício da docência). Destacam-se, também, os conflitos e a complexidade vivenciada pelos graduandos diante da necessidade de sentirem-se prontos a responder às demandas e exigências da escola, do contexto social e do mercado de trabalho.

Palavras-chave : Escolha Profissional; Identidade Profissional; Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )