SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Escolha da carreira e processo de construção da identidade profissional docenteA educação infantil via programa bolsa creche: o caso do município paulista de Hortolândia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e. A construção da identidade de diretores: discurso oficial e prática. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.211-230. ISSN 0102-4698.

Este estudo abordará a construção da identidade de diretores de escola sob dois enfoques: à luz do discurso oficial, por meio do estudo de documentos e legislações que definem seu "perfil", e por meio do discurso dos diretores, ao caracterizar sua atuação na prática cotidiana da escola. O pressuposto do estudo é o de que a identidade de diretores é o conjunto das representações colocadas em circulação tanto pelos discursos oficiais quanto pelos modos de ser e agir dos gestores de escola no exercício de suas funções. Um dos pontos de análise relaciona-se à contribuição da estrutura burocrática e centralizadora que permeia as instituições sociais no Brasil, na construção da identidade oficial estabelecida para os diretores de escola. A discussão da construção da identidade de diretores de escola tem importância na medida em que se insere nas expectativas sobre a atuação deles em diferentes momentos históricos.

Palavras-chave : identidade de diretores; gestão democrática; identidade profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )