SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue03A educação infantil via programa bolsa creche: o caso do município paulista de HortolândiaDificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

PELOSO, Franciele Clara  and  PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A educação da infância das classes populares: uma releitura das obras de Paulo Freire. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.251-280. ISSN 0102-4698.

Paulo Freire foi um dos educadores brasileiros mais reconhecidos mundialmente. Todavia, é possível perceber que seus pressupostos são, na grande maioria, difundidos nos estudos e práticas sobre educação de pessoas jovens e adultas. Assim, o objetivo deste estudo foi o de apresentar outra leitura relativa aos pressupostos freirianos, ou seja, associálos à educação da Infância. Pois, historicamente, o legado freiriano foi pouco mencionado nas práticas pedagógicas e discussões referentes a esse âmbito. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa qualitativa, de caráter teórico. A partir da análise de oito das obras de Paulo Freire, considerou-se que: Freire fazia menção, em muitas passagens dessas obras, sobre diferentes infâncias, crianças e sua educação. Sob essa perspectiva, evidenciou-se que o pensamento freiriano pode se configurar como um forte aliado à compreensão da infância e da educação das crianças das classes populares.

Keywords : Paulo Freire; Educação da Infância; Infância das Classes Populares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )