SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03A educação da infância das classes populares: uma releitura das obras de Paulo FreireA pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ARAUJO, Denize Arouca  e  LIMA, Elenice Dias Ribeiro de Paula. Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.281-303. ISSN 0102-4698.

A inclusão de crianças com deficiência na rede comum de ensino é um grande desafio. Associado à insegurança dos pais, muitas escolas não se sentem preparadas para receber o aluno com deficiência. De modo geral, os cuidadores, principais responsáveis por garantir o bem-estar, a assistência e a prestação de cuidados à criança, reconhecem a importância da escola em seu desenvolvimento. Porém, demonstram temores ao perceber o despreparo da instituição para receber a criança com deficiência. Sendo o cuidador um dos importantes pilares para viabilizar a inclusão escolar, este estudo teve por objetivo identificar os fatores dificultadores percebidos pelo cuidador da criança com paralisia cerebral em relação à sua entrada e permanência na escola comum. Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza descritiva, cujos resultados revelam que a falta de formação dos professores, o despreparo físico das escolas e a falta de um estagiário são fatores percebidos pelos cuidadores como grandes dificultadores da inclusão da criança em escola comum.

Palavras-chave : Educação; Paralisia Cerebral; Cuidador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )