SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue03Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebralHabitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

MARCONDES, Maria Inês; LEITE, Miriam Soares  and  LEITE, Vania Finholdt. A pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.305-334. ISSN 0102-4698.

Se é fato que já há décadas a crítica à Didática prescritiva se consolidou na reflexão educacional, por outro lado, a potencialidade propositiva das teorizações que esse campo produz ainda se coloca como alvo de debate. Neste texto, analisamos o conjunto de trabalhos apresentados no GT Didática nas reuniões anuais da ANPEd, no período de 2004 a 2008, visando a contribuir para a necessária problematização da dimensão propositiva dessa produção. Com base nas conclusões de revisões anteriores do campo, que questionavam a dispersão de focos de pesquisa e a concentração na temática da formação de professores, definem-se três eixos de sistematização da análise desenvolvida - temática privilegiada; metodologia utilizada na pesquisa em questão; análises e conclusões apresentadas - a partir dos quais se busca responder a tais questionamentos.

Keywords : Didática; Prática Pedagógica; Estado da Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )