SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número03Dificuldades enfrentadas pelo cuidador na inclusão escolar de crianças com paralisia cerebralHabitus professoral e Habitus estudantil: uma proposição acerca da formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

MARCONDES, Maria Inês; LEITE, Miriam Soares  y  LEITE, Vania Finholdt. A pesquisa contemporânea em didática: contribuições para a prática pedagógica. Educ. Rev. [online]. 2011, vol.27, n.03, pp.305-334. ISSN 0102-4698.

Se é fato que já há décadas a crítica à Didática prescritiva se consolidou na reflexão educacional, por outro lado, a potencialidade propositiva das teorizações que esse campo produz ainda se coloca como alvo de debate. Neste texto, analisamos o conjunto de trabalhos apresentados no GT Didática nas reuniões anuais da ANPEd, no período de 2004 a 2008, visando a contribuir para a necessária problematização da dimensão propositiva dessa produção. Com base nas conclusões de revisões anteriores do campo, que questionavam a dispersão de focos de pesquisa e a concentração na temática da formação de professores, definem-se três eixos de sistematização da análise desenvolvida - temática privilegiada; metodologia utilizada na pesquisa em questão; análises e conclusões apresentadas - a partir dos quais se busca responder a tais questionamentos.

Palabras clave : Didática; Prática Pedagógica; Estado da Arte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )