SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Dos temores ao encanto: o cotidiano escolar na literatura brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DIAS, Amália. O magistério de ensino secundário e a regulamentação da profissão (1931-1946). Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.17-34. ISSN 0102-4698.

Apresentamos as políticas públicas destinadas a regular o estatuto econômico do magistério particular de Ensino Secundário, em face do contexto histórico de organização das relações trabalhistas e da expansão do setor privado no ensino no pós-1930. A partir da atuação do associativismo docente, examinamos as correlações de força entre órgãos do governo, empregadores e magistério particular na definição de contratos de trabalho e registro profissional, posto que a legislação é produto de relações sociais e de poder. Sob a égide do governo federal, essas relações foram canalizadas para o interior das agências estatais, o que, contudo, não anulou as dimensões de conflito intraestatais e entre sujeitos coletivos organizados que encaminharam suas propostas, manifestaram resistências, articularam alianças e disputaram a hegemonia do processo decisório.

Palavras-chave : Estado; Magistério; Ensino Secundário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )