SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01O lugar simbólico da criança no Brasil: uma infância roubada?Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FONSECA, Sérgio C.. A interiorização da assistência à infância durante a primeira república: de São Paulo a Ribeirão Preto. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.79-108. ISSN 0102-4698.

A interiorização em análise neste texto refere-se a uma região e sua cidade expoente, Ribeirão Preto, que, entre o final do século XIX e o início do XX, se recriou devido à cafeicultura, à ferrovia, ao trabalho assalariado, à imigração e ao aumento demográfico, motivador de sua urbanização. Devido a esses processos, a cidade experimentou diversos problemas sociais, entre os quais o abandono de crianças. Para resolver o abandono de crianças, assim como prover os cuidados médicos e higiênicos com a infância e lidar com a delinquência infanto-juvenil, os modelos institucionais adotados na cidade imitaram ou incorporam elementos das práticas assistenciais vigentes no início da Primeira República, sobretudo daquelas estabelecidas na capital paulista. Assim, o propósito deste artigo é demonstrar que o Asilo Anália Franco, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância e o Patronato "Diogo Feijó" são exemplos do processo de interiorização da assistência à infância em Ribeirão Preto.

Palavras-chave : Interiorização; Assistência; Primeira República.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )