SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01A interiorização da assistência à infância durante a primeira república: de São Paulo a Ribeirão PretoReflexões sobre a influência de Maquiavel na educação e na formação do Estado Moderno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

NUNES, Kezia Rodrigues  e  FERREIRA NETO, Amarílio. Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007). Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.109-130. ISSN 0102-4698.

Discute o processo histórico de escolarização da infância no bairro São Pedro I, em Vitória/ES. Relaciona-o com o movimento de constituição da região na década de 1970. Toma como lócus o CMEI da Amizade, instituição que acompanha a primeira referência de espaço educativo. Privilegia como fonte o relato dos sujeitos residentes no bairro, expressos em dois livros sobre o movimento de constituição da região, escritos por uma moradora, e uma obra produzida por pesquisadores, moradores e a Prefeitura de Vitória. Também destaca as narrativas de uma cozinheira e de uma auxiliar de serviços gerais, profissionais da instituição pesquisada. As fontes são analisadas como "testemunhos", como conhecimento através de "vestígios". Procura compreender os "usos táticos" e "estratégicos" praticados pelos sujeitos na mobilização popular, na organização das moradias e instituições educativas, bem como os reflexos dessa experiência para os que permanecem no CMEI educando crianças, atualmente.

Palavras-chave : Movimentos Sociais; Escolarização; Narrativas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )