SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01A psicologia e o Programa “Ler e Escrever”: a formação de professores na escolaSaberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOUZA, Ana Paula Gestoso de et al. A escrita de diários na formação docente. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.181-209. ISSN 0102-4698.

Este artigo buscou investigar as contribuições da escrita de diários para estudantes de um curso de Pedagogia que já haviam cursado as disciplinas de estágio supervisionado para a docência, em que uma das atividades se referia à elaboração de diários de campo. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas. A análise dos dados evidenciou que os alunos registravam os acontecimentos no diário logo após o estágio e realizavam uma descrição detalhada deles. Para a maioria dos estudantes a escrita dos diários possibilitou a reflexão sobre a prática observada e sobre a sua própria prática, configurou-se como um apoio à memória e possibilitou o distanciamento das experiências vividas, permitindo a análise mais densa destas. Além disso, evidenciou-se a importância de o formador oferecer feedbacks, orais ou escritos, e de a reflexão sobre os acontecimentos ser pautada no referencial teórico.

Palavras-chave : Formação de Professores; Diário de Campo; Aprendizagem da Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )