SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativaConteúdo básico comum: ensino de arte em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte/MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.289-312. ISSN 0102-4698.

Esta investigação consiste na apresentação e na discussão do conceito de performance em vista de sua relação com a prática educativa. Para tanto, parte de uma investigação metafilosófica - ao abranger antropologia, teoria literária, linguística, artes e pedagogia - como forma de reter significações adequadas de performance que possibilitem redefinir a prática educativa desde um princípio estético. A pesquisa conforma, ainda, a apresentação dos contextos de investigação da performance - arte, comunicação e cultura -, a fim de justificar uma teoria da performance na educação, como também a proposição de uma prática pedagógica performativa, sinalizando para o caráter expressivo da ação educativa. O texto trata, ao fim e ao cabo, da materialidade da comunicação docente, como também, de maneira colateral, da experiência e da formação estéticas.

Palavras-chave : Performance; Comunicação Docente; Educação Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )