SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Performance e educação: relações, significados e contextos de investigaçãoO papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BESSA, Pedro Pires  y  MENDES, Vanderlei. Conteúdo básico comum: ensino de arte em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte/MG. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.313-341. ISSN 0102-4698.

Procuramos captar como se dá, na prática, a implementação do Conteúdo Básico Comum, o CBC, de Arte - atual Proposta Curricular do Estado - no primeiro ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Belo Horizonte/MG. Optou-se por pesquisar somente escolas (pólo de Ensino Médio), uma classificada como Escola Referência, a outra, não. Visamos a mostrar as conclusões relativas à proposta pedagógica em Arte das escolas pesquisadas; o planejamento do arte educador, verificando as possibilidades de um diálogo entre este e o CBC/Arte; a colaboração dos agentes informadores; bem como a perspectiva do alunado quanto aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais oferecidos nas aulas de Arte. Longe de se querer, a partir da análise de duas escolas, generalizar os resultados, pretende-se que, ao elucidar questões presentes nas escolas pesquisadas, possam elas servir de reflexão e signifiquem uma contribuição a outras escolas, a professores e pesquisadores.

Palabras clave : CBC/Arte; Teoria; Prática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )