SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Conteúdo básico comum: ensino de arte em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte/MGInterdisciplinaridade na escola: subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço simbólico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DUARTE, Roberto Gonzalez; CASTRO, José Márcio de; CRUZ, Ana Luiza Albuquerque  e  MIURA, Irene K.. O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superior. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.343-369. ISSN 0102-4698.

A literatura sobre internacionalização de IES negligencia dois aspectos desse processo: as diferenças dos processos de internacionalização na graduação e na pós-graduação e o papel das redes de relacionamentos dos docentes no processo de internacionalização. O propósito deste artigo é discutir o papel dessas redes de relacionamentos no processo de internacionalização da pós-graduação. Para tanto, realizou-se um estudo comparativo de casos de duas universidades confessionais brasileiras (PUC-RS e PUC-SP). Os resultados mostram que, em ambos os casos, as políticas de internacionalização são formuladas para as IES como um todo, não contemplando as especificidades da graduação e da pós-graduação, e que as redes de relacionamento dos docentes podem ter um papel relevante no processo de internacionalização de IES, sobretudo no nível da pós-graduação.

Palavras-chave : Internacionalização de IES; Pós-Graduação; Redes de Relacionamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )