SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue01O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superiorJuventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

FRADE, Cristina  and  MEIRA, Luciano. Interdisciplinaridade na escola: subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço simbólico. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.371-394. ISSN 0102-4698.

Este artigo visa a contribuir com subsídios teórico-empíricos sobre a concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de Matemática, a outra de Ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nesta pesquisa, executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, em que se investigou como e sob quais circunstâncias tal trabalho poderia encorajar os alunos a "cruzar as fronteiras" das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada e a questão da fragilidade e da instabilidade de uma ZDP é discutida.

Keywords : Interdisciplinaridade; Zona de Desenvolvimento Proximal; Linguagem; Educação Matemática; Educação em Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )