SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superiorJuventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FRADE, Cristina  e  MEIRA, Luciano. Interdisciplinaridade na escola: subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço simbólico. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.371-394. ISSN 0102-4698.

Este artigo visa a contribuir com subsídios teórico-empíricos sobre a concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de Matemática, a outra de Ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nesta pesquisa, executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, em que se investigou como e sob quais circunstâncias tal trabalho poderia encorajar os alunos a "cruzar as fronteiras" das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada e a questão da fragilidade e da instabilidade de uma ZDP é discutida.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Zona de Desenvolvimento Proximal; Linguagem; Educação Matemática; Educação em Ciências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )