SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidadesA desatenção como um eco da paixão pelo real índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VIANA, Maria José Braga. Práticas socializadoras em famílias populares e a longevidade escolar dos filhos. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.421-440. ISSN 0102-4698.

Este trabalho inscreve sua problemática no contexto mais amplo de compreensão de condições que possibilitam o fenômeno da longevidade escolar em famílias populares, discutindo alguns resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre práticas socializadoras familiares e a constituição de disposições facilitadoras de sobrevida escolar nesses meios. A análise empreendida, construída a partir de dados extraídos de sete entrevistas em profundidade e de autobiografias escolares, direcionou o olhar para o modo de autoridade parental e para traços disposicionais dos sujeitos/alunos(as) entrevistados(as), mais especificamente, para as disposições à autonomia e temporais de futuro. No que concerne aos achados da pesquisa, o presente texto verticaliza num dos sete casos estudados e traz alguns temas transversais.

Palavras-chave : Camadas Populares; Longevidade Escolar; Práticas Socializadoras Familiares; Traços Disposicionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )