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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

RIBEIRO, Marlene. Educação do campo: embate entre Movimento Camponês e Estado. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.459-490. ISSN 0102-4698.

O artigo trata do embate entre os diferentes movimentos sociais populares do campo, identificados na unidade provisória Movimento Camponês, que demandam a educação do campo voltada aos seus modos de vida e de trabalho, e o Estado brasileiro, no que concerne aos programas governamentais oferecidos em resposta a essa demanda1 . Visa a apontar potencialidades da educação do campo, enquanto conquista do Movimento Camponês, e os limites que esta enfrenta, no Brasil, em que o capital agrário e financeiro, relacionado ao agronegócio, disputa a propriedade da terra e exerce pressão sobre o Estado. A importância deste trabalho está em promover uma reflexão sobre os desafios colocados ao Movimento Camponês, enquanto este orienta suas ações por um projeto societário em visível confronto com o modelo neoliberal de sociedade no qual se sustentam as ações do Estado brasileiro.

Palabras clave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas.

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