SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01A desatenção como um eco da paixão pelo realGestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RIBEIRO, Marlene. Educação do campo: embate entre Movimento Camponês e Estado. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.459-490. ISSN 0102-4698.

O artigo trata do embate entre os diferentes movimentos sociais populares do campo, identificados na unidade provisória Movimento Camponês, que demandam a educação do campo voltada aos seus modos de vida e de trabalho, e o Estado brasileiro, no que concerne aos programas governamentais oferecidos em resposta a essa demanda1 . Visa a apontar potencialidades da educação do campo, enquanto conquista do Movimento Camponês, e os limites que esta enfrenta, no Brasil, em que o capital agrário e financeiro, relacionado ao agronegócio, disputa a propriedade da terra e exerce pressão sobre o Estado. A importância deste trabalho está em promover uma reflexão sobre os desafios colocados ao Movimento Camponês, enquanto este orienta suas ações por um projeto societário em visível confronto com o modelo neoliberal de sociedade no qual se sustentam as ações do Estado brasileiro.

Palavras-chave : Educação do Campo; Movimentos Sociais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )