SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Educação do campo: embate entre Movimento Camponês e EstadoApontamentos: a revista que não existe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTANA, Luiza Lúcia e Silva et al. Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.491-520. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.

Palavras-chave : Satisfação e Qualidade de Vida no Trabalho; Gestores Públicos; Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )