SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número01Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BALINHAS, Vera Lúcia Gainssa; VEIGA JUNIOR, Álvaro  e  CUNHA, Álvaro Luís Ávila da. Apontamentos: a revista que não existe. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.01, pp.521-540. ISSN 0102-4698.

O texto oferece aos/às leitores/as um processo simultâneo de produção de conhecimento e reinvenção do currículo. Ao relativizar ciência e cultura, concebendo a educação de maneira fluida, argumenta sobre a cientificidade de uma experiência político-pedagógica. O gesto de criação da revista Apontamentos permite desdobrar o espaçotempo pessoal e social; com isso, vem refletir sobre influências na subjetivação, construindo um texto amalgamado entre escrituras, buscando resistir criativamente às relações hegemônicas de poder. Teoriza seu fazer e seus percursos, compondo método em antinomia ética e estética com as posições que representam a verticalização do poder. A investigação projeta o currículo nas relações filosóficas entre o conhecimento e o cuidado de si, apoiando, prioritariamente, o estudo em Michel Foucault. Dentro dessa concepção, não haveria conteúdos pretendidos, separados das formas, da estética e de seu constituir, mas sim uma escritura conjugada em tempos e deslocamentos, vivência curricular construída com encontros em diferentes contextos e instituições educacionais, entre distintos grupos de professores/as e acadêmicos/as.

Palavras-chave : Currículo; Revista; Conhecimento; Cuidado de Si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )