SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Modelo holístico de metaescritura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CUNHA, Daisy Moreira  e  ALVES, Wanderson Ferreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.17-34. ISSN 0102-4698.

O artigo analisa abordagens do campo de estudos sobre os saberes dos professores e sinaliza contribuições que a noção de atividade pode trazer aos interessados em compreender o âmbito do trabalho dos professores e nele intervir. Trata-se, portanto, de uma elaboração de natureza teórica que procura, sem pretensões de exaurir o universo das questões tratadas, problematizar o âmbito dos estudos sobre os saberes dos professores, ao passo que indica pistas para novos desdobramentos. Inicialmente, são apresentadas abordagens presentes entre as pesquisas sobre os saberes docentes; em seguida, o objetivo é sublinhar um aspecto por vezes implícito mas recorrente em parte dessas pesquisas: o recurso às teorias da ação para a compreensão do trabalho docente; por fim, são apresentadas as contribuições da ergonomia de base francófona e as contribuições da abordagem ergológica do trabalho, perspectivas essas que destacam a importância de se abordar o trabalho a partir da noção de atividade. Tais abordagens - e esta é a aposta que fazemos -, ao se debruçarem sobre o trabalho buscando o ponto de vista da atividade, parecem agregar inovadoras formas de produção de conhecimento e de intervenção às pesquisas em educação que se interessam pelos professores, por seu trabalho e por seus saberes.

Palavras-chave : Atividade; Saberes; Valores; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )