SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Modelo holístico de metaescrituraO trabalho docente no curso de administração: algumas (re)significações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BAUER, Adriana. É possível relacionar avaliação discente e formação de professores? A experiência de São Paulo. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.61-82. ISSN 0102-4698.

No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o Saresp e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação e bonificação de professores, tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação dos docentes e o trabalho realizado pelos professores. Conclui-se que essa relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos.

Palavras-chave : Formação de Professores; Desempenho dos Alunos; Sistemas de Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )