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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MENDES, Valdelaine. O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.103-131. ISSN 0102-4698.

Este estudo tem como objetivo analisar as características do trabalho desempenhado por um dos profissionais que atuam no Ensino a Distância (EAD), o tutor, e identificar se esse trabalho pode ser definido como uma substituição da função docente no processo de formação. A pesquisa contou com dois procedimentos de investigação que se complementaram: um estudo dos registros legais e estatísticos referentes ao EAD e uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A investigação demonstrou que todas as atribuições dos tutores são encargos docentes. Há, dessa forma, uma substituição do professor pelo tutor, que, mesmo exercendo funções docentes, não possui vínculo empregatício; titulação compatível com as exigências para a docência no ensino superior; atuação com pesquisa e extensão. O trabalho no EAD é fragmentado entre aqueles que planejam e organizam as disciplinas, os “professores”, e aqueles que as executam, interagindo (virtualmente) com os alunos, os "tutores".

Palavras-chave : Professor; Tutor; Trabalho; Ensino a Distância.

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