SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superiorO congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHALUH, Laura Noemi. Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.133-151. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, trago parte de minha experiência como professora de futuros professores de Matemática quando ministrei a disciplina Didática, no ano de 2010. Socializo aqui algumas das práticas instituídas nesse contexto e que resgatam a potencialidade dos filmes e da escrita no processo formativo dos alunos. Problematizo a importância de “assistir juntos” a um filme, já que essa experiência estética possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação. Trago a voz dos meus alunos, documentada nos registros semanais elaborados por eles, para dizer das “marcas” que os filmes deixaram no percurso formativo de cada um como futuros professores de Matemática. Ao resgatar essa prática, enfatizo a importância de “educar o olhar” na busca pela constituição de um professor comprometido com uma educação e uma sociedade mais justa e democrática.

Palavras-chave : Formação de Professores; Filme; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )