SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Filmes na formação de futuros professores: educar o olharA escolarização e a sua obrigatoriedade: debates na província do Espírito Santo (1870-1880) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GONCALVES, Irlen Antônio  e  CHAMON, Carla Simone. O congresso mineiro e a educação profissional em Minas Gerais: o ensino técnico primário. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.153-173. ISSN 0102-4698.

Este artigo analisa algumas iniciativas de implementação da Educação Profissional no âmbito das políticas públicas em Minas Gerais, entre fins do século XIX e início do XX. Nosso objetivo é compreender como foi pensada e construída a escolarização do trabalhador mineiro nesse momento e sua relação com o processo de produção do ideário educativo modernizador da república. A análise da documentação - Anais do Congresso Mineiro, Leis e Decretos -, produzida entre os anos de 1892 e 1911, deixa entrever o esforço empreendido pelas elites mineiras não apenas para qualificar o trabalhador, mas também para ensinar-lhe a ética do trabalho. Parte de um processo mais amplo, que buscava atender ao ideal de ordem e progresso a que as elites republicanas aspiravam, as políticas públicas de Educação Profissional tinham por fim a formação do trabalhador em Minas Gerais e sua inserção, como cidadão útil, na república recém-inaugurada.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Ensino Técnico Primário; Educação Profissional; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )