SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02A escolarização e a sua obrigatoriedade: debates na província do Espírito Santo (1870-1880)Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

GOBBI, Marcia Aparecida. Conhecimento histórico e crianças pequenas: parques infantis e escola municipal de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.203-224. ISSN 0102-4698.

Este artigo relata a experiência com o projeto “Os parques infantis de Mário de Andrade ontem e hoje”, empreendido por todos os profissionais e crianças de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo. A preocupação com o conhecimento histórico e as crianças da primeira infância e suas especificidades, numa perspectiva não-escolarizante e não-antecipatória do Ensino Fundamental, foi a tônica e um desafio. Procura aliar história e memória, estabelecendo relações entre História da Educação, história da escolarização de crianças pequenas e formação docente.

Keywords : Educação Infantil; Parques Infantis; Conhecimento Histórico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )