SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02A escolarização e a sua obrigatoriedade: debates na província do Espírito Santo (1870-1880)Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOBBI, Marcia Aparecida. Conhecimento histórico e crianças pequenas: parques infantis e escola municipal de educação infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.203-224. ISSN 0102-4698.

Este artigo relata a experiência com o projeto “Os parques infantis de Mário de Andrade ontem e hoje”, empreendido por todos os profissionais e crianças de uma escola municipal de Educação Infantil da cidade de São Paulo. A preocupação com o conhecimento histórico e as crianças da primeira infância e suas especificidades, numa perspectiva não-escolarizante e não-antecipatória do Ensino Fundamental, foi a tônica e um desafio. Procura aliar história e memória, estabelecendo relações entre História da Educação, história da escolarização de crianças pequenas e formação docente.

Palavras-chave : Educação Infantil; Parques Infantis; Conhecimento Histórico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )