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Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CAVALCANTE, Tatyana Murer  y  OLIVEIRA, Terezinha. Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.225-255. ISSN 0102-4698.

O objetivo deste texto é tecer considerações sobre a concepção de ética de Tomás de Aquino (1224-5?/1274), a partir da relação entre produção do conhecimento e transformações sociais. Selecionamos para análise a questão “As consequências dos atos humanos em razão da bondade e da malícia”, oriunda da obra principal do autor, a Suma de Teologia. Faremos este debate à luz de estudiosos da contemporaneidade que tratam do tema, com destaque especial para Le Goff, Lauand e Oliveira. Compreendemos que a elaboração de Tomás de Aquino, gestada na e para a cidade, afirmava a necessidade do conhecimento e do ensino de virtudes orientadas para as relações sociais que implicavam a responsabilidade pessoal. Consideramos que este estudo pode nos apontar caminhos para o debate sobre a ética na atualidade.

Palabras clave : História da Educação; Ética e Educação; Tomás de Aquino.

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