SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Pluralismo cultural y educación: el caso canadienseEscolarização dos filhos entre famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras/MG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

TRAVERSIN, Clarice Salete et al. Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.285-308. ISSN 0102-4698.

O artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. O estudo inscreve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, a partir das noções de diferença e inclusão, para pensar um currículo e propostas pedagógicas em que o outro seja visibilizado e posicionado como sujeito que aprende. O material empírico abrange registro de reuniões pedagógicas das referidas escolas, observações em salas de aula e análise de produção textual de alunos. A investigação possibilita constatar que o projeto em questão, embora em fase de implementação, apresenta-se produtivo no que tange: ao exercício compartilhado da docência nesta modalidade; à desnaturalização das diferenças entre os alunos; à concretização de aprendizagens cognitivas e sociais, buscando respeitar os tempos e as possibilidades desses alunos; e, ainda, à paulatina adequação do currículo às exigências desse projeto inclusivo.

Palavras-chave : Práticas de Inclusão; Docência Compartilhada; Constituição do Sujeito Aluno; Práticas Curriculares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )