SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Processos de inclusão e docência compartilhada no III cicloInterfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CAMPOS, Alexandra Resende. Escolarização dos filhos entre famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras/MG. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.309-332. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo comparativo sobre as práticas de escolarização empreendidas por famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras (MG) e que possuem filhos em idade escolar. O objetivo foi verificar se tais práticas se diferenciam de acordo com o pertencimento racial das famílias pesquisadas. Dialogamos com autores do campo da Sociologia da Educação que estudaram a relação família-escola, de um lado, e a relação educação e relações raciais, de outro. Na investigação, foram utilizados instrumentos com características etnográficas. Os resultados indicaram que as distinções existentes entre as práticas de escolarização empreendidas pelas famílias podem ser explicadas não pela dimensão de raça, mas por um conjunto de circunstâncias atuantes presentes na dinâmica das famílias.

Palavras-chave : Raça e Escolarização; Relação Família-Escola; Práticas de Escolarização na Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )