SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Escolarização dos filhos entre famílias negras, mestiças e brancas do povoado de Goiabeiras/MGNossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Valdirene Cássia da  e  COUTO, Edvaldo Souza. Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.333-346. ISSN 0102-4698.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação, no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e a interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.

Palavras-chave : Juventudes; Cibercultura; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )