SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue02Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolarEscolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

PASSOS, Guiomar de Oliveira  and  GOMES, Marcelo Batista. Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.347-366. ISSN 0102-4698.

O texto aborda as relações entre sistema de ensino e classes sociais, partindo de Bourdieu e valendo-se de estudos sobre a escolarização nas classes sociais no Brasil. Extraíram-se, dos elementos empíricos, as constatações e análises sobre significado da escola e processos de escolarização de grupossociais, buscando princípios gerais ou pistas de investigação. É um esforço de sistematização para dispor de um quadro de referência para a investigação dos sistemas de ensino, particularmente os processos de escolarização. Verificou-se a comprovação do paradigma bourdieusiano de que, quando a riqueza é distribuída de forma desigual, os modos dos grupos e classes se relacionarem com o sistema de ensino dependem de suas propriedades e da importância dos bens culturais no conjunto das posses. A desconsideração disso faz do sistema de ensino instrumento da distribuição desigual das riquezas, em que são favorecidos os que dispõem de condições prévias à sua recepção e acumulação e são excluídos os que não as possuem.

Keywords : Escolarização; Sistema de Ensino; Classes Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )