SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Interfaceamentos contemporâneos: tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolarEscolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PASSOS, Guiomar de Oliveira  e  GOMES, Marcelo Batista. Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classe. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.347-366. ISSN 0102-4698.

O texto aborda as relações entre sistema de ensino e classes sociais, partindo de Bourdieu e valendo-se de estudos sobre a escolarização nas classes sociais no Brasil. Extraíram-se, dos elementos empíricos, as constatações e análises sobre significado da escola e processos de escolarização de grupossociais, buscando princípios gerais ou pistas de investigação. É um esforço de sistematização para dispor de um quadro de referência para a investigação dos sistemas de ensino, particularmente os processos de escolarização. Verificou-se a comprovação do paradigma bourdieusiano de que, quando a riqueza é distribuída de forma desigual, os modos dos grupos e classes se relacionarem com o sistema de ensino dependem de suas propriedades e da importância dos bens culturais no conjunto das posses. A desconsideração disso faz do sistema de ensino instrumento da distribuição desigual das riquezas, em que são favorecidos os que dispõem de condições prévias à sua recepção e acumulação e são excluídos os que não as possuem.

Palavras-chave : Escolarização; Sistema de Ensino; Classes Sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )