SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número02Nossas escolas não são as vossas: as diferenças de classeHerança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma “gaiola” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Jaqueline Luzia da; BONAMINO, Alicia Maria Catalano de  e  RIBEIRO, Vera Masagão. Escolas eficazes na educação de jovens e adultos: estudo de casos na rede municipal do Rio de Janeiro. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.02, pp.367-392. ISSN 0102-4698.

O artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar características de escolas que têm a capacidade de incidir positivamente no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram analisadas três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e têm bons indicadores de aprendizagem, permanência e aprovação, à luz da literatura sobre a pesquisa em eficácia escolar. Os resultados mostram que as escolas eficazes na modalidade EJA tomam atitudes explícitas para promover a assiduidade dos alunos. Estas instituições são organizadas quanto à disciplina e orientação curricular, além de contar com equipes pedagógicas (diretores, coordenadores, orientadores e professores) integradas e focadas no ensino e na aprendizagem. E mantêm altas expectativas em relação ao desempenho e à trajetória escolar dos alunos.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Eficácia Escolar; Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município do Rio de Janeiro (PEJA).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )