SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BARRETO, Francisco César de Sá  e  DOMINGUES, Ivan. O PNPG 2011-2020: os desafios do país e o sistema nacional de pós‑graduação. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.17-53. ISSN 0102-4698.

O artigo tem por objetivo esclarecer a comunidade acadêmica ligada à pós-graduação sobre os fundamentos e as diretrizes do PNPG 2011-2020 que acaba de ser publicado pela CAPES. Para tanto, procura-se contextualizar o novo Plano no quadro histórico mais amplo dos Planos anteriores, bem como no tempo presente e na conjuntura atual do país, com seus megadesafios, os grandes legados históricos, os problemas seculares do sistema de ensino e os caminhos para superá-los. Junto com as informações e os esclarecimentos, o leitor encontrará um conjunto de questionamentos e análises teórico-conceituais sobre os rumos da ciência e tecnologia em nosso país e seus impactos sobre o sistema de pós‑graduação, considerando as demandas, os gaps e as maneiras de processá-las e vencê-los.

Palavras-chave : Plano Nacional de Pós-Graduação; CAPES; Contexto; Desafios; Recomendações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )