SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03O PNPG 2011-2020: os desafios do país e o sistema nacional de pós‑graduaçãoTrabalho docente voluntário em uma Universidade Federal: nova modalidade de trabalho precarizado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BIANCHETTI, Lucídio  e  ZUIN, Antonio Alvaro Soares. O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.55-75. ISSN 0102-4698.

T. Adorno, ao chegar aos EUA na década de 1940, surpreende-se com o novo ethos da pesquisa com o qual se defronta e estranha os mecanismos de controle que pesavam sobre a academia e os pesquisadores. Nos EUA, esses mecanismos convergiram para uma síntese contida na fórmula "publish or perish", processo que acabou instaurando-se no Brasil a partir de meados da década de 1990. É sobre esse processo, ao qual foram submetidos os intelectuais na universidade e as consequências para a produção e veiculação do conhecimento, que dedicamos nossa atenção neste texto. Por meio deste artigo, objetivamos investigar a forma como a produção intelectual vem desenvolvendo-se em tempos nos quais a pesquisa científica torna-se cada vez mais administrada pela lógica do fetiche da mercadoria cultural, com destaque para a análise do modo como a lógica do publique ou pereça delineia a forma da produção científica no Brasil.

Palavras-chave : Indústria Cultural; Intelectual; Produção e Veiculação do Conhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )