SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03O intelectual universitário e seu trabalho em tempos de “pesquisa administrada”Inovação educacional em pequeno município: o caso Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE, Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GUIMARAES, Valeska Nahas; SOARES, Sandro Vieira  e  CASAGRANDE, Maria Denize Henrique. Trabalho docente voluntário em uma Universidade Federal: nova modalidade de trabalho precarizado?. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.77-101. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que tem como principal objetivo realizar um estudo reflexivo sobre o trabalho docente voluntário em uma Instituição de Ensino Superior e sua regulamentação interna. A pesquisa é qualitativa e foi desenvolvida de acordo com uma perspectiva crítica de análise. Foram aplicados questionários com professores voluntários e realizado um levantamento documental. A relevância do estudo reside no fato de desvelar a situação do trabalho docente voluntário em uma Universidade Pública, cujas conclusões não são consensuais, bem como, realizar uma avaliação da legislação vigente, confirmando-se a hipótese de que a Instituição Federal de Ensino Superior pesquisada não possui uma política interna nem programas específicos relacionados ao trabalho docente voluntário. As conclusões remetem também à questão da flexibilização e precarização do trabalho docente.

Palavras-chave : Trabalho Docente Voluntário; Instituições de Ensino Superior; Condições de Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )