SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03Trabalho docente voluntário em uma Universidade Federal: nova modalidade de trabalho precarizado?Educação profissional e PROEJA: processos de adesão e resistência à implantação de uma experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

GHANEM, Elie. Inovação educacional em pequeno município: o caso Fundação Casa Grande (Nova Olinda, CE, Brasil). Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.103-124. ISSN 0102-4698.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso de inovação educacional na atuação da Organização Não Governamental Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri junto a crianças e jovens do município de Nova Olinda, CE, Brasil. O principal problema da pesquisa que este artigo visa apresentar é: que fatores se conjugam na geração de ações de inovação educacional? A hipótese examinada pela pesquisa foi a de que fatores salientes que se conjugam na geração de ações de inovação são o tempo de experiência profissional de educadores(as), a estabilidade de sua equipe, o nível de qualificação e a atuação mobilizadora de líderes da Organização. São descritos os objetivos e características da atuação da Organização e são apontadas as características de líderes, agentes e equipes. Conclui que a hipótese levantada foi confirmada.

Palabras clave : Inovação Educacional; Reforma Educacional; Ceará.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )