SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número03Escuela y diversidad sexual: que realidad?Fonoaudiologia e pedagogia especial em um sistema escolar inclusivo na Alemanha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

RESENDE, Tania de Freitas. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.159-184. ISSN 0102-4698.

Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos, trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças - por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas - que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de equidade/iniquidade do sistema educacional.

Palabras clave : Deveres de Casa; Desigualdades; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )