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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

RESENDE, Tania de Freitas. Dever de casa, espelho de desigualdades educacionais e sociais. Educ. Rev. [online]. 2012, vol.28, n.03, pp.159-184. ISSN 0102-4698.

Este artigo busca analisar, a partir de resultados de uma pesquisa microssociológica, diferenças e desigualdades de diversas ordens que são espelhadas na prática social de prescrição e realização dos deveres de casa, tanto no âmbito das famílias quanto no das escolas. Em alguns casos, trata-se de desigualdades mais explícitas, como as de condições de realização dos deveres e de acompanhamento pelas famílias. Em outros, trata-se de diferenças - por exemplo, entre as práticas socializadoras familiares, ou entre práticas curriculares das escolas - que se transformam em desigualdades à medida que configuram condições desiguais para estudantes colocados, no sistema escolar e na sociedade, em situação de competição. Em todos os casos, para além dos deveres em si, o que se coloca em questão são as condições de equidade/iniquidade do sistema educacional.

Palavras-chave : Deveres de Casa; Desigualdades; Educação.

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